• Rua da Bahia, 1352, Lourdes,
    Belo Horizonte, MG
  • (31) 3058-1218
    (31) 3058-1248 / 3058-1249
19
abr 22
CANPAT 2022: Brasil ocupa 2º lugar em mortalidade.
  • 19 de abril de 2022
  • ACIDENTES DE TRABALHO CAMPANHA ABRIL 2022 CANPAT medicina do trabalho PREVENÇÃO DE ACIDENTES RISCOS OCUPACIONAIS segurança do trabalho

Campanha para prevenir acidentes de trabalho começa agora, em abril, e deve durar até dezembro.

O Ministério do Trabalho e Previdência anunciou nesta terça-feira (12) o início da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat), promovida pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT).

Embora a CANPAT aborde aspectos gerais de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, a cada ano a Campanha tem o propósito de provocar debates específicos. Assim, a CANPAT 2022 pretende aprofundar aspectos da Gestão de Riscos Ocupacionais, em consonância ao início de vigência, em janeiro deste ano, da nova Norma Regulamentadora n° 1 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais). O Programa de Gerenciamento de Riscos, comumente chamado de PGR, inaugura um novo marco na gestão de riscos ocupacionais.

Com a nova Norma, temos a expansão do atual rol de riscos a serem avaliados e positivados no PGR. Se antes apenas os riscos físicos, químicos e biológicos eram avaliados por meio do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), agora haverá a gestão de todos os riscos ocupacionais com o PGR.

Ao longo de todo ano, a CANPAT trará abordagens detalhadas para auxiliar trabalhadores, empregadores, seus representantes, profissionais que atuam na área de SST e toda sociedade, na compreensão e aplicação da NR-01.  

O tema foi escolhido para incentivar os trabalhadores de todas as áreas, sem restrições, para agirem preventivamente a fim de evitar os acidentes.

Sobre os acidentes de trabalho no país, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e coordenadora Nacional do Programa Trabalho Seguro da Corte, Delaíde Miranda Arantes, pontua:

“Houve progressos na prevenção nas últimas décadas, mas ainda temos, no Brasil, números muito preocupantes de acidentes e doenças, mesmo que o conhecimento acumulado pelos especialistas indique que a maioria dos acidentes são previsíveis e, portanto, passíveis de prevenção.”

Acidente de trabalho no Brasil

O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho divulgado em 2021, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), apontou que, entre os anos de 2002 a 2020, o país registrou taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais.

No Brasil, entre 2012 e 2020, foram registrados 21.467 falecimentos em decorrência de acidentes de trabalho.

Com esses dados, no ano passado, o país ocupou a segunda colocação em mortalidade no trabalho, entre os países do G20, ficando atrás apenas do México.

Esses dados demonstram e validam a importância da Campanha Nacional, que ficará vigente até dezembro deste ano.

Se você ainda tem dúvidas sobre como realizar a prevenção de acidentes dentro de sua empresa, entre em contato conosco e saiba mais!

(31) 3058 – 1218 / (31) 3058 – 1248
(31) 3058 – 1249 / (31) 9 8480 – 0209 (WhatsApp
comercial@fisioergo.com.br

Posts Recentes

Dengue é coisa séria!
Veja todos
Mas afinal, o que é ASO?
Veja todos
Saúde Ocupacional e suas 03 principais abordagens
Veja todos
Terceirização do SESMT com o Grupo Fisioergo: Priorizando a Saúde no Ambiente de Trabalho
Veja todos