• Rua da Bahia, 1352, Lourdes,
    Belo Horizonte, MG
  • (31) 3058-1218
    (31) 3058-1248 / 3058-1249
02
out 20
Nota técnica 17/2020 sobre trabalho Home Office
  • 2 de outubro de 2020
  • ergonomia home office medicina do trabalho trabalhar em casa

O home office veio para ficar? Essa é a pergunta que já vem sendo analisada por muitos empresários para a estruturação do funcionamento da empresa nos próximos meses. Entretanto, por mais que esta experiência durante a pandemia do Covid-19 possa ter sido bastante positiva em relação ao tema, muita coisa deve mudar; como mostra em detalhes a Nota Técnica 17/2020.

Veja alguns pontos de preocupação que deverão ser levados em conta na adesão das empresas definitivamente ao home office além da Norma Técnica 17/2020 e que até então não eram levados em conta:

Controle de Jornada de Trabalho: As empresas que retornaram a atividade presencial e aquelas que estarão em home office terão que pensar muito bem no mesclar essas duas estruturas para controlar a jornada de trabalho.

CRM: Será fundamental dar ferramentas para que o profissional trabalhe adequadamente, principalmente para conquista e retenção de clientes. Nesse ponto uma necessidade que se cria é a de ter um software de CRM.

Telefonia: Junto com o atendimento uma preocupação no home office é telefonia, como ficam os custos, como conectar todos os colaboradores em uma mesma rede, essas são questões complexas para as empresas. O caminho que se apresentou mais interessante durante a pandemia foi a telefonia IP.

Saúde e medicina do trabalho – Uma questão muito importante é a saúde e segurança do trabalho nessa situação. Pois, muito pouco foi feito na hora que iniciou a pandemia para ver se os postos de trabalhos de home office estavam adequados, mas essa situação pode mudar.

Estrutura Física –O profissional ou a empresa precisarão de uma estrutura adequada, com local destacado na residência para exercer as atividades, mesa, monitor, cadeira ergonômica, iluminação, ventilação, apoio de pés, material de trabalho, internet, computador, impressora, dentre outros.

Recursos Humanos – Como imaginam grande parte dos empresários, não são todos os colaboradores em condições para exercer esse trabalho, sendo função da empresa escolher quem tem condição e quem não tem de trabalhar nesse modelo.

Compliance – A empresa que optar pelo home office também terá que ter em mente que nunca foi tão relevante o compliance, lembrando que segredo é segredo. Muitas posições trabalham com informações que não podem ser partilhadas por ninguém. É necessário regras muito claras.

O Grupo Fisioergo está preparado para ajudar você e sua empresa a se adequar em todas as necessidade referente a Medicina, Engenharia de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Ergonomia.

EM CASO DE DÚVIDAS UTILIZE NOSSOS CANAIS DE ATENDIMENTO
Telefone: (31) 3058-1218  //  (31) 3586-5242  //  (31) 3054-8046
Whatsapp: (31) 99480-0209
E-mail: comercial@fisioergo.com.br

Posts Recentes

Nova Forma de Fiscalização de SST: DET
Veja todos
Responsabilidade Fundamental: Garantir Segurança e Bem-Estar dos colaboradores
Veja todos
Dengue é coisa séria!
Veja todos
Mas afinal, o que é ASO?
Veja todos