• Rua da Bahia, 1352, Lourdes,
    Belo Horizonte, MG
  • (31) 3058-1218
    (31) 3058-1248 / 3058-1249
04
nov 21

Quando os colaboradores vencem o câncer de mama e retornam para as empresas, é motivo de grande comemoração para eles e para toda a equipe, mas também de readaptação.

Por isso, listamos 03 dicas de como proceder nesse momento:

✅ Preparar a equipe é importante, para que eles recebam o colega agindo adequadamente, antes, durante e após o tratamento;

✅ Deixar na mesa da colaboradora uma lembrancinha de boas-vindas pode surpreender positivamente. Da mesma forma, toda a equipe perceberá o quão valiosos eles são, aumentando a satisfação e sensação de pertencimento;

✅ Manter um clima positivo e tranquilo dentro da empresa deve fazer parte da cultura organizacional, fazendo a diferença na rotina diária da equipe. Assim, a funcionária que retornou se sentirá compreendida, valorizada e acolhida, segura para retomar a vida profissional.

Quando o colaborador está com câncer, ele tem direitos trabalhistas assegurados.

É importante que o RH esteja ciente deles, para oferecer, junto a toda equipe, o suporte necessário para esse momento.

✅ O colaborador diagnosticado com câncer tem direito garantido ao afastamento com auxílio-doença quando é funcionário inscrito no INSS ou quando precisar ficar afastado por mais de 15 dias.

✅ Para os trabalhadores CLT, a Lei dos 3 dias é muito importante. Ela visa o diagnóstico precoce, fornecendo, no período de 12 meses, 3 dias de ausência no trabalho para exames de detecção de câncer. Nos casos de câncer de mama, a mulher tem o direito da reconstrução da mama, pelo SUS ou pela rede privada.

✅ Para todos os casos, é importante que os exames trabalhistas também sejam feitos para assegurar todos os direitos do colaborador, assegurando que seu tratamento e retorno sejam o mais tranquilo possível.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CVWC_daBGu1/

Posts Recentes

Dengue é coisa séria!
Veja todos
Mas afinal, o que é ASO?
Veja todos
Saúde Ocupacional e suas 03 principais abordagens
Veja todos
Terceirização do SESMT com o Grupo Fisioergo: Priorizando a Saúde no Ambiente de Trabalho
Veja todos