Quando os colaboradores vencem o câncer de mama e retornam para as empresas, é motivo de grande comemoração para eles e para toda a equipe, mas também de readaptação.
Por isso, listamos 03 dicas de como proceder nesse momento:
✅ Preparar a equipe é importante, para que eles recebam o colega agindo adequadamente, antes, durante e após o tratamento;
✅ Deixar na mesa da colaboradora uma lembrancinha de boas-vindas pode surpreender positivamente. Da mesma forma, toda a equipe perceberá o quão valiosos eles são, aumentando a satisfação e sensação de pertencimento;
✅ Manter um clima positivo e tranquilo dentro da empresa deve fazer parte da cultura organizacional, fazendo a diferença na rotina diária da equipe. Assim, a funcionária que retornou se sentirá compreendida, valorizada e acolhida, segura para retomar a vida profissional.
Quando o colaborador está com câncer, ele tem direitos trabalhistas assegurados.
É importante que o RH esteja ciente deles, para oferecer, junto a toda equipe, o suporte necessário para esse momento.
✅ O colaborador diagnosticado com câncer tem direito garantido ao afastamento com auxílio-doença quando é funcionário inscrito no INSS ou quando precisar ficar afastado por mais de 15 dias.
✅ Para os trabalhadores CLT, a Lei dos 3 dias é muito importante. Ela visa o diagnóstico precoce, fornecendo, no período de 12 meses, 3 dias de ausência no trabalho para exames de detecção de câncer. Nos casos de câncer de mama, a mulher tem o direito da reconstrução da mama, pelo SUS ou pela rede privada.
✅ Para todos os casos, é importante que os exames trabalhistas também sejam feitos para assegurar todos os direitos do colaborador, assegurando que seu tratamento e retorno sejam o mais tranquilo possível.