A assistência técnica pericial auxilia empresas nos processos de perícia judicial. Os profissionais de medicina do trabalho e consultores em segurança do trabalho orientam o departamento jurídico das empresas em todas as etapas do processo, de modo a facilitar os trâmites. O funcionário reclamante pode reivindicar adicionais de periculosidade, insalubridade ou acidente de trabalho, e cabe à assessoria apoiar a empresa na elaboração de documentação necessária e avaliações técnicas durante a perícia.
O processo de assistência técnica perícia trabalhista abrange diversas etapas. É função do assistente técnico assessorar a empresa a elaborar uma tese de defesa e os critérios que devem ser solucionados pelo perito judicial, para garantir um parecer favorável ao cliente.
Entre os serviços incluídos na atividade estão a assistência técnica em perícias trabalhistas, apuração de lesões por esforços repetitivos, apuração de perda auditiva ou sequelas, apuração de doenças ocupacionais e apuração de insalubridade e periculosidade no ambiente de trabalho.
É imprescindível contar com o apoio da assistência técnica perícia trabalhista em processos judiciais. O serviço garante que as apurações sejam realizadas da forma mais criteriosa possível, sem qualquer tipo de distorção. As normas vigentes também são supervisionadas para todas as avaliações técnicas, o que evita falhas humanas.
Além disso, é função da assessoria impedir abusos de ambas as partes do processo e assegurar o cumprimento rigoroso da lei. A assistência técnica também facilita o trabalho do perito ao tornar documentos mais acessíveis, orientar as visitas aos locais periciados e fornecer todas as informações necessárias durante o processo.